O programa EB-5 tornou-se um dos programas mais populares de residência no mundo, servindo como veículo de investimento para beneficiar a economia dos EUA, atraindo investimentos de investidores estrangeiros qualificados que servem de fonte de bilhões de dólares que foram investidos na economia doméstica.
Embora o programa EB-5 tenha servido como uma fonte alternativa de capital para apoiar a economia dos EUA e o crescimento e o desenvolvimento de todos os tipos de projetos em todo o país, desde a sua promulgação, sofreu muitos reveses e críticas. Isso é verdade, apesar de suas contribuições significativas para o mercado de trabalho dos EUA e para a economia em vários níveis.
Inicialmente estabelecido em 1990 pelo Congresso como um meio para estimular a economia ao criar empregos, o programa de visto EB-5 fornece um caminho para investidores estrangeiros para obter residência permanente através do investimento e eventualmente tornar-se cidadãos americanos desde que certas condições sejam atendidas. No entanto, para se qualificar, cada investidor deve demonstrar que pelo menos 10 novos empregos serão criados como resultado do investimento e o limite de investimento deve ser de US $ 1MM ou US $ 500.000 se os fundos forem investidos em determinados níveis – Local ou áreas rurais, conhecidas como TEA’s. [1] A maioria das partes interessadas da indústria espera que ambos os montantes mínimos de investimento (para US $ 925.000 e US $ 1.025.000, respectivamente) e definições TEA (mais limitado no escopo) sejam alterados uma vez que a nova legislação seja finalmente implementada, o que pode acontecer antes do final de 2017.
Embora o programa EB-5 tenha estado em vigor há mais de 27 anos e, embora tenha provado ser uma fonte importante de fundos para nossa economia, enfrentou incerteza contínua. Como um programa executado pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), o programa enfrentou dúvidas, várias extensões de longo e curto prazo ao longo dos anos e até mesmo alguns escândalos e situações de fraude, mas apesar de tudo, ele permaneceu no lugar. . até o momento…
De fato, a importância do programa EB-5 foi reconhecida no início, quando dois anos após a sua promulgação, o Programa-piloto do Centro Regional EB-5 foi introduzido para melhorar ainda mais o impacto econômico do programa. Este programa permite que os Centros Regionais (uma organização designada pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) que patrocine projetos de investimento de capital para investimentos dos investidores EB-5)[2] para acumular o capital EB-5 de vários investidores estrangeiros para investimento em desenvolvimento econômico projetos dentro de uma região geográfica definida. Hoje, 95% de todo o capital do EB-5 são arrecadados e investidos por e através dos Centros Regionais e seus projetos subjacentes.[3]
Tanto quanto os Centros Regionais aumentaram o impacto econômico do programa EB-5, ao longo dos próximos anos a incerteza continuou sendo uma grande parte da imagem. Em 1997, 2000 e 2002, o programa foi prorrogado por três, dois e dois anos, respectivamente. Então, em 2003, quando o programa foi prorrogado por cinco anos, as partes interessadas divulgaram o que acabou por ser uma falsa esperança de uma solução mais permanente. Então, em 2005, o USCIS estabeleceu uma Unidade de Centro de Investidores e Regional para supervisionar políticas e desenvolvimento de regulamentação, orientação de campo, auditoria de casos, design de formulários e treinamento sobre adjudicações do Centro Regional na tentativa de lidar com preocupações crescentes no programa. [4]
Os próximos anos foram de fundamental importância em termos do impacto do programa EB-5 na economia dos EUA. Quando o Programa do Centro Regional foi renovado em 2008 por mais três anos, o EB-5 tornou-se cada vez mais popular na sequência da crise financeira, quando os desenvolvedores e as empresas enfrentaram um tempo difícil arrecadando dinheiro e se voltaram para o EB-5 como meio para encontrar novas fontes de capital. Os investimentos do EB-5 preencheram o fosso de financiamento, fornecendo uma fonte vital de capital para projetos de desenvolvimento econômico local e revigorando comunidades, criando empregos e infra-estrutura. Por exemplo, “na Pensilvânia, a Pennsylvania Turnpike Commission recentemente garantiu um empréstimo de US $ 200 milhões em fundos EB-5 para complementar US $ 220 milhões em financiamento federal para a construção do projeto Pennsylvania Turnpike / I-95 Interchange, porque os empréstimos do EB-5 tipicamente têm taxas de juros mais baixas e termos financeiros mais favoráveis, prevê-se que o estado economize cerca de US $ 35 milhões ao longo do empréstimo de cinco anos “. [5] Além disso, este projeto deverá gerar 5.300 empregos, este exemplo reforça os fatos a partir de por que o EB-5 funciona, quão importante é a nossa economia e o impacto que tem na criação de empregos e infra-estrutura.
Mais mudanças ocorreram nos próximos anos, em 2010, quando os Centros Regionais foram autorizados a incluir empregos indiretos criados fora dos limites geográficos aprovados pelo Centro em certas condições. E novamente, em 2012, quando o programa foi prorrogado por mais três anos e a palavra “piloto” foi removida de seu título. [6] Desde então, o programa enfrentou muitas outras extensões diante de uma pressão semelhante para se tornar um programa permanente. No entanto, essas extensões foram menores do que as anteriores, em 30 de setembro de 2015, o programa foi prorrogado por um ano, a próxima extensão foi por mais dois meses. Em 6 de dezembro de 2016, o programa foi prorrogado até 28 de abril de 2017, e depois foi prorrogado até 30 de setembro de 2017. Todas essas extensões curtas, de última hora, nos levam até hoje, a última extensão de 30 de setembro a 8 de dezembro , ainda esperando uma reforma que torne o programa EB-5 um permanente.
Sua popularidade e seu histórico comprovado tornaram o programa EB-5 mais forte ao longo dos anos e sempre atraentes para os investidores estrangeiros. Além disso, seu impacto na nossa economia é algo que mesmo os céticos têm que reconhecer. De acordo com a IIUSA, o programa EB-5 é responsável por levantar mais de US $ 20 bilhões de dólares em investimentos, criando mais de 176 mil empregos e apoiando mais de 560 projetos em todo o país. Se o Programa Regional EB-5 puder caducar mais de $ 13,7 bilhões de dólares no investimento EB-5 já comprometido, não estaria disponível para suportar US $ 573 mil empregos nos EUA, contribuindo com US $ 48,5 bilhões para o PIB dos EUA e gerando US $ 11,9 bilhões em receita tributária.[7] Estes incríveis números não podem ser ignorados!
Apesar dos muitos começos e paradas que o programa experimentou ao longo dos anos e, em particular, desde 2015, o Programa EB-5 permanece como um dos programas de residência mais famosos em todo o mundo e é altamente avaliado entre os projetos dos EUA e os investidores estrangeiros. Apesar das duvidas, continuou a surgir nos desafios, provando seu forte valor para a nossa economia e, esperançosamente, em um futuro não muito distante, ele se tornará um programa permanente que continuará a ter um impacto econômico positivo tanto a curto como a longo prazo.
Para se informar sobre serviços de imigração comercial, credível e abrangente, bem como uma variedade de serviços auxiliares, todos os quais são projetados para abordar especificamente as preocupações do USCIS, entre em contato com o e-Council Inc. em info@ecouncilinc.com ou 1-866- 724-0085 O site, o boletim informativo e outras formas de comunicação do e-Council Inc.com contêm informações gerais sobre questões legais.
A informação não é um aconselhamento jurídico, e não deve ser tratada como tal. Você não deve confiar nas informações deste site como uma alternativa ao aconselhamento jurídico de seu advogado ou outro provedor de serviços jurídicos profissionais. Se você tiver alguma dúvida específica sobre qualquer assunto legal, consulte seu advogado ou outro profissional de serviços legais.
[1]https://www.uscis.gov/sites/default/files/USCIS/About%20Us/Electronic%20Reading%20Room/EB-5%20Regional%20Centers%20-%20Static%20Files/Velocity_Regional_Center_LLC.pdf
[2] http://www.eb5investors.com/eb5-basics/eb-5-regional-center
[3] https://iiusa.org/eb5-history/
[4] http://www.eb-5center.com/files/EB5Unit011905Pub.pdf
[5] http://thedvrc.com
[6] https://www.gpo.gov/fdsys/pkg/PLAW-112publ17/pdf/PLAW-112publ17.pdf
[7] https://iiusa.org/wp-content/uploads/2017/08/EB-5-is-Essential-2017.pdf